Embora a pandemia tenha deixado um legado de muito aprendizado nos últimos meses, as equipes de Compras experimentaram um protagonismo bastante positivo. Os holofotes voltaram-se para os times de Compras como responsáveis por fornecer de tudo. Desde máscaras e luvas até combustível de aviação e microprocessadores. Neste conteúdo você verá uma reflexão sobre as principais tendências em compras para 2022 sob uma ótica de recuperação econômica e projeções analíticas.
À medida em que a economia global continua a se recuperar e se preparar para futuras interrupções na cadeia de suprimentos, as lições aprendidas nos últimos meses moldaram a profissão de Compras nos próximos anos. O ritmo das mudanças nunca foi tão rápido e nunca mais será tão lento. Sendo assim, sugerimos algumas tendências de desenvolvimento de estratégias e investimentos de recursos nas áreas de Compras.
Uma reflexão sobre as 10 principais tendências em Compras para 2022
1. Sustentabilidade
Da mineração de lítio para baterias de veículos elétricos à queima da floresta tropical para obtenção de óleo de palma, sua empresa pode ter um impacto negativo no meio ambiente sem que você saiba. Portanto, se você ainda não tem visibilidade sobre as práticas de Compras sustentáveis, esse é o momento para abrir os olhos.
Uma das tendências em compras para 2022 vem da expectativa dos stakeholders que esperam que as organizações colaborem de maneira proativa com os fornecedores para melhorar seu desempenho ambiental e econômico mútuo.
Está se tornando responsabilidade da equipe de Compras entender esse impacto e fazer tudo ao seu alcance para melhorá-lo. A ignorância não é mais uma defesa para a opinião pública e para os tribunais.
2. Sourcing ético
O sourcing ético é o meio pelo qual os times de Compras podem atingir seus objetivos socialmente sustentáveis. Além do mais, é uma área onde a tecnologia pode desempenhar um papel significativo no gerenciamento de processos de aquisição e na melhoria das operações da cadeia de abastecimento global.
Uma transformação digital pode ajudar os departamentos de Compras a se tornarem o centro de responsabilidade social corporativa para uma organização como um todo. E essa é mais uma forte tendência em compras para 2022.
Alguns componentes da responsabilidade social corporativa, como o monitoramento de certificações, podem ser, por exemplo, automatizados, contribuindo significativamente para essa transformação.
3. Transparência e visibilidade
Consumidores, investidores, órgãos reguladores e outras partes interessadas esperam que as organizações sejam abertas e honestas sobre suas relações comerciais. Ou seja, sua organização deve ter visibilidade sobre os clientes com quem está fazendo negócios, tão profundamente na cadeia de abastecimento quanto possível. Afinal, fornecedores de segundo e terceiro níveis podem estar envolvidos em práticas de sourcing antiéticas que podem levar a uma exposição pública ruim para a sua organização. Nesse contexto, os times de Compras também devem compreender o risco de interrupção em fornecedores de camadas menos próximas.
4. Digitalização e automação
A digitalização de processos remove papel, planilhas e manuseio manual das atividades de Compras. Sem uma transformação digital, os líderes de Compras ficam limitados em sua capacidade de derivar insights estratégicos dos dados que coletam.
As organizações geram muitas informações para análise manual. Portanto, ferramentas de análises sofisticadas são necessárias para conduzir as tomadas de decisões ágil.
As organizações de Compras estão bem posicionadas para alavancar dados para relatórios, análises de gastos, avaliações de fornecedores e verificações de conformidade.
As empresas líderes já estão usando IA – Inteligência Artificial, para gerenciar automaticamente leilões reversos online e pedidos de grande volume; e, além disso, para atualizar listas de estoque e pedidos de compra. Contratos inteligentes e recursos de blockchain irão validar transações e autorizar pagamentos automatizados.
Em 2021, ferramentas de gestão de fornecedores e contratos, risco e análise eram as ferramentas mais comuns implementadas. Para 2022, inteligência artificial e aprendizado de máquina, RPA e análise preditiva são as que mais prometem mitigar futuras interrupções na cadeia de suprimentos.
5. Cibersegurança
Pode ser difícil de imaginar, mas um ataque cibernético pode levar a pedidos de resgate, roubo de propriedade intelectual e outros riscos que resultam em negócios perdidos, possíveis multas e danos à reputação da sua empresa.
Os invasores só precisam obter acesso ao e-mail de uma pessoa para se espalhar rapidamente por uma organização. E-mails falsos pedindo dinheiro ou acesso podem prejudicar o relacionamento com clientes e fornecedores.
6. Resiliência da Cadeia de Suprimentos
As cadeias de abastecimento foram significativamente afetadas por atrasos no transporte e paralisações da produção. O conceito de cadeia de suprimentos enxuta tem seu lugar, mas pode não ser adaptável o suficiente para acomodar interrupções.
Os estoques just-in-time e a fabricação não toleram bem os atrasos. Uma cadeia de suprimentos resiliente está pronta com recursos alternativos para que possa girar em resposta a uma situação imprevista.
As interrupções podem ser de curto prazo, como eventos climáticos severos. Ou, de longo prazo, como uma mudança para o comércio eletrônico durante a pandemia. Embora você não possa se preparar para todas as eventualidades, você pode ter planos para orientar sua resposta.
7. Gestão de Risco
Sua cadeia de suprimentos é vulnerável a várias interrupções, mas como vimos recentemente, medidas tradicionais, como contratos de longo prazo, não protegem totalmente sua organização de eventos inesperados.
Em 2021 diversas organizações tiveram fornecedores declarando “Força Maior”, em obrigações contratuais. Com esse perfil foi identificado um aumento de 50% em relação ao ano de 2020.
É importante identificar e analisar os riscos provenientes de fontes externas, como mudanças regulatórias ou tendências econômicas. Entretanto, também é fundamental saber quais são aqueles que estão mais sob seu controle, como a experiência do cliente e atração e retenção dos melhores talentos.
Novos riscos podem surgir à medida que os riscos anteriores desaparecem. Desenvolva um processo contínuo para priorizar novamente as ameaças e os esforços de mitigação.
Fique atento aos principais indicadores de mercado que avisam sobre uma mudança para evitar surpresas. Por exemplo, contratos com transportadoras marítimas que podem garantir espaço nos navios conforme o volume aumenta.
8. Relações com fornecedores
As tecnologias disruptivas são fortes tendências em compras para 2022. Afinal são elas que mais ajudam os times de Compras a moderar o desejo por preços competitivos, estabelecendo a meta de desenvolver relacionamentos colaborativos que apoiem a inovação dos fornecedores.
Com a segurança de relacionamentos estáveis, os fornecedores estão mais propensos a investir em tecnologia e desenvolvimento para seus próprios recursos. Embora a licitação tradicional possa não desaparecer totalmente, os relacionamentos transacionais serão complementados por contratos de colaboração com fornecedores estratégicos. Sessões de Design Thinking ajudarão a identificar oportunidades de melhoria nos processos organizacionais.
9. Sourcing Estratégico
O sucesso no sourcing tradicional geralmente se baseia na contratação de produtos e serviços com o menor custo. Assim, os times de Compras acabam obtendo pouca lealdade dos seus fornecedores quando os tempos ficam difíceis. O sourcing estratégico considera o custo total de propriedade (TCO), baseado em fatos e inteligência de negócios.
A equipe de Compras responsável pela homologação de fornecedores deve fazer parte da equipe contínua de relacionamento com fornecedores (SRM). Essa abordagem permitirá entregar um nível mais alto de valor que exceda os custos de aquisição.
10. Transformação Organizacional
À medida em que os times de Compras se tornam mais integrados aos processos de negócios, a organização de Compras torna-se parceira integral das áreas de finanças, jurídico, engenharia, manufatura e marketing para gerenciar o fluxo de informações dentro e fora da organização. Para obter um assento no C-Level, os times de Compras devem agregar valor além de encontrar os fornecedores de menor custo.
Prever o futuro é impossível, mas preparar-se para ele não. Dos primeiros indicadores do caos que se aproxima, aos sinais de alerta e prioridades, você precisa saber como identificar os riscos a fim de mitigá-los.