Metodologias em Compras e sua aplicação Pt.2

No meu artigo anterior trouxe algumas metodologias de administração e negócios que podem ser aplicadas na área de compras:

  • Princípio de Pareto
  • Análise SWOT
  • Matriz de Stakeholders
  • OKR´s

Continuando no tema “Aplicação de Metodologias em Compras”, destacarei mais dessas metodologias que foram desenvolvidas para os processos de suprimentos e alguns modelos de Metodologias Ágeis que vêm sendo utilizadas na área.

Strategic Sourcing

Conceito:

  • Metodologia desenvolvida para maior aprofundamento nas negociações estratégicas de Compras.
  • Tem como objetivo detalhar a categoria e definir as melhores estratégias e cenários para as contratações e aquisições.
  • Essa Metodologia tem início com a definição do escopo e baseline, passando por uma avaliação detalhada do mercado fornecedor, definição do modelo de contratação, cotação no mercado, equalização, estratégias de negociação e fechamento dos contratos.

Aplicação:

  • Aplicar esta metodologia para as Compras recorrentes da Empresa, de materiais ou serviços, pois visa negociações de médio e longo prazo.
  • Dessa forma a aplicação permite a inclusão de outros métodos importantes como o TCO, cost breakdown, RFI, matriz técnica, leilão eletrônico, dentre outros.

Matriz Kraljic

Conceito:

  • Metodologia desenvolvida para a segmentação das categorias e fornecedores da cadeia de Suprimentos. 2 eixos compõem a matriz:
    • Complexidade do mercado: Avalia as dificuldades de fornecimento, condições de monopólio, dependência dos fornecedores e disponibilidade dos itens e serviços.
    • Importância da categoria ou fornecedor perante a operação da Empresa: Avalia o nível de importância da categoria para a cadeia de valor do cliente, considerando os riscos de abastecimento e dependência dos serviços para o bom funcionamento da empresa.

Aplicação:

  • A Matriz Kraljic permite uma visão estratégica dos gastos das empresas, e tem como principal objetivo a divisão das categorias por quadrante, assim visando a gestão das categorias, estratégias de negociação e relacionamento com os fornecedores, personalizado com base nas características identificadas nos dois eixos.
  • Outra aplicação utilizada normalmente é a priorização dos projetos de Sourcing e automatização das compras via catálogos.

Lean

Conceito:

  • Esta metodologia foi desenvolvida pelo setor automobilístico com o objetivo de evitar desperdícios com a eliminação de atividades, assim, melhorando a performance e produtividade das equipes.

Aplicação:

  • Pensando na perspectiva das áreas de Compras, não podemos deixar de avaliar o principal indicador que é o Saving, pois a otimização dos processos de forma consciente pode levar a redução de custos.
  • Por isso, ter essa visão é fundamental para o comprador nas compras mais estratégicas buscando a otimização das compras tanto de materiais quanto de serviços.

Kanban

Conceito:

  • Metodologia desenvolvida com o objetivo central do controle de atividades.
  • O método é cria um quadro físico ou virtual para o acompanhamento do status das tarefas.

Aplicação:

  • A área de Compras faz parte de um eco sistema que é a cadeia de abastecimento e essa métrica permite o acompanhamento das compras alinhadas com as áreas de Almoxarifado, Produção e os Fornecedores. Assim, temos uma visão holística do processo, garantindo que as compras ocorram na forma e no momento correto.

Por fim,  como apresentei nos dois artigos deste tema, os times de Compras têm acesso a diversas metodologias e ferramentas para aplicação no seu dia a dia, seja em atividades operacionais, táticas e estratégicas, permitindo maior assertividade e melhores resultados.

Artigo escrito por: Guilherme Viveiros, Gerente de Projetos na Level.

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