Gestão de categorias de compras
O comprador do futuro é o viabilizador de novos negócios e agente da transformação digital nas organizações. Sendo assim, cada vez mais integrado à estratégia. Para isso se tornar realidade, a partir de agora é fundamental uma abordagem estruturada e um olhar profundo na Gestão de Categorias.
Por Level Group
O gerenciamento de categorias é responsável por organizar os recursos das equipes de Compras de forma a focarem externamente nos mercados de abastecimento de uma organização. Ao invés de terem somente foco nos clientes internos ou funções transacionais ou guardiões de Compliance. O objetivo final é a alavancagem das decisões de Compras.
O gerenciamento de categorias sugere o agrupamento de bens ou serviços por características semelhantes. Por exemplo, facilities ou viagens possibilitando alavancar, de maneira estruturada, o poder de compra de uma empresa.
Gestão de categorias – um processo cíclico segmentado em bases
Como um processo cíclico, a gestão de categorias não deve ser considerada uma iniciativa pontual. Ela é desenvolvida nas seguintes bases:
Estratégia da empresa e de aquisições com Gestão de categorias
A estratégia da sua categoria não pode existir isoladamente e deve residir nas prioridades e nos requisitos do negócio. Por exemplo, se a estratégia de negócios de sua empresa é entregar produtos premium aos clientes prósperos, então você não construirá sua categoria com fornecedores de baixo custo e com gaps em níveis de serviços. Sendo assim, você também deve buscar o maior alinhamento possível com as estratégias departamentais para fornecer KPIs funcionais. Assim, desenvolver relacionamentos com as partes interessadas e implementar iniciativas de SRM centralizadas, etc.
Análise dos Stakeholders para efetiva gestão de categorias
Esse é o elemento crítico da sua estratégia de categoria, pois você terá que construir um relacionamento de longo prazo com os seus clientes internos, Heads de Negócio e CFOs. Em suma, cada um deles tem suas próprias prioridades, desafios e expectativas do líder de categoria. Entretanto, precisam compreender, gerenciar e equilibrar esses fatores, para alcançar a cooperação multifuncional e o suporte da alta administração.
Requisitos de negócios
Têm certos padrões que precisam ser analisados e considerados. Por exemplo, o departamento de marketing geralmente exige respostas rápidas a requisitos genéricos e às vezes subjetivos, enquanto a equipe de TI fornece um amplo escopo bem definido e permite tempo suficiente para uma análise completa.
A estratégia de categoria precisa levar em conta essas particularidades com processo de sourcing personalizado, alocação inteligente de recursos, além de técnicas e plataformas de gerenciamento de demanda apropriadas.
Dinâmica do mercado de abastecimento
Pode resultar em uma escassez temporária ou excesso de oferta de certos recursos, como por exemplo, componentes de hardware. Os riscos da cadeia de suprimentos precisam ser analisados e avaliados. Essa análise pode ser obtida por análises setoriais e incorporada à estratégia da categoria.
Fornecedores
Formam a parte crítica da estratégia da gestão de categorias. Análise e segmentação da base de fornecimento, iniciativas SRM, gestão de desempenho, oportunidades de parceria estratégica, inovação de fornecedores, Compras preferenciais, etc.
Orçamento
Deve ser analisado quanto a indicadores genéricos e específicos do negócio. Receita total e dinâmica de despesas, motivadores de negócios específicos da categoria – por exemplo, metas de vendas, acréscimos de clientes; e projeções de Capex/Opex, projetos e iniciativas críticas – por exemplo, corte de custos ou aceleração de receitas.
Perfil de gastos
Fornece a distribuição por subcategorias, fornecedores, regiões geográficas, juntamente com dinâmicas importantes, como aumento de gastos com determinados fornecedores ou para determinados produtos.
Resultados e KPIs
Para a categoria, serão desenvolvidos com base no desempenho histórico, análise de gastos, tendências de orçamento e iniciativas significativas de economia, geração de receita e SRM.
A estratégia de categorias é a entrega mais importante para um profissional de Compras do futuro, no sentido de permitir a estruturação das atividades operacionais e medir o seu desempenho em uma base diária. Assim, o compartilhamento das metas da categoria desde o início das atividades, deve ser acordado com os principais stakeholders de negócios e finanças. Além disso, há ainda a busca pelo exercício de uma abordagem multifuncional para o atingimento dos resultados esperados.