tecnologias

As 3 principais tecnologias para o futuro do ambiente corporativo

O ano mal começou e deixou todos os setores dos negócios com perfil B2B em estado de alerta. A alta do dólar, os desafios na área de exportação e por fim a pandemia do Corona vírus afetando a saúde e a economia, nos quatro cantos do mundo. O mais inusitado é que o que causou o maior impacto em todos os setores é algo invisível. E que, o que tem salvado alguns negócios é justamente o tema central deste texto: tecnologias.

Apesar das incertezas, uma coisa é certa, em algum momento a situação será contornada e sua empresa precisa estar preparada. Quando essa hora chegar, para se destacar, será preciso ter ideias criativas e inovações, além de energia para recuperar o ritmo. Em outras palavras, as empresas devem se manter atualizadas e estruturadas para que os negócios continuem.

Neste texto vamos trazer 3 tendências de tecnologia que podem colaborar com as corporações no futuro.

As 3 principais tecnologias para o ambiente corporativo

Para o setor de compras não deveria ser preciso dizer que os processos devem ser todos digitalizados. Assim como o e-procurement que já é parceira de todo gestor de compras e garante processos automatizados, outras ferramentas que aumentam a produtividade, garantem mais economia e transparência nas negociações devem ser implantadas.

Agora partindo para as tecnologias de ambiente corporativo tendência de futuro, mas realidade em muitos países e até mesmo em algumas empresas aqui no Brasil.

Reconhecimento Facial

A estimativa de crescimento de uma organização de inteligência artificial, que desenvolve a tecnologia de reconhecimento facial era de quase 4 bilhões de dólares em 2019. Uma tecnologia que abre portas sem que a pessoa encoste em nada. Assim como a tecnologia de sensor pela leitura das mãos ou da íris do olho. Parece filme de ficção, mas não é. O reconhecimento facial é usado ainda nas áreas de segurança com possibilidade de vincular a diversos dispositivos, de espelhos retrovisores a câmeras e celulares. Até 2024 a expectativa de crescimento quase dobra.

Os sistemas são preparados para acionar e se integrar a outros do universo online e offline. A descoberta é tão ampla que vai ao extremo de captar expressões faciais de uma pessoa enquanto assiste um vídeo, sendo possível identificar se ela está gostando ou não. O mercado da tecnologia de reconhecimento facial é tão amplo que vai do corporativo ao doméstico, passando por serviços de carro por aplicativo e alcançando escalas que as tecnologias comuns não alcançam. Sua empresa está pronta pro futuro?

Reconhecimento de Voz

Muitos devem estar pensando. Reconhecimento de voz é tendência? Desde quando? Afinal, quem nunca usou um “Ok Google” ou um “Oi Siri”, não é mesmo? Mas o foco aqui são tecnologias voltadas para o ambiente corporativo, certo? Então é preciso ficar claro que impulsionar a tecnologia do reconhecimento de voz no ambiente corporativo está mais relacionado a IoT do que nas buscas feitas no celular.

A tecnologia de Reconhecimento de Voz é muito mais do que “dialogar com um alto-falante inteligente”. As tecnologias estão integradas e estão em toda parte. Desde eletrodomésticos e eletroeletrônicos inteligentes às recepções, elevadores e quiosques interativos. Aos poucos tem ganhado espaço nas empresas, na indústria do entretenimento e nas mídias.

RPA – Robotic Process Automation

O RPA nada mais é que uma hiperautomação de processos para simplificar o trabalho corporativo por meio de software e múltiplas ferramentas integradas que facilitam inclusive as possibilidades de home office, realidade que foi evidenciada no momento que estamos vivendo.

Mas não é só isso, a tecnologia gera valor pela possibilidade de ser implantada em máquinas de diversos portes e finalidades. Grandes corporações que ainda não possuem essa tecnologia, com suporte de uma equipe eficiente de TI, ficam mais vulneráveis em diversas situações, inclusive as inesperadas conforme falamos.

Diante disso fica a reflexão sobre o que é custo e o que é investimento quando o assunto é melhorar a estrutura tecnológica do seu negócio.