O Chat GPT ganhou a mídia nas primeiras semanas de 2023 e está movimentando o mercado.
Mas você sabe o que é o Chat GPT ou os motivos de tanta euforia relacionada ao tema?
Motivos que causaram o boom do tema:
A verdade é que o mundo digital vem crescendo e se desenvolvendo de forma acelerada, hoje a palavra que dita este ritmo é a da inovação. Afinal, o diferente e funcional ainda são bem vistos e necessários.
No entanto, entre tantas tecnologias surgindo, oportunidades aparecendo e ferramentas sendo liberadas é comum começar a notar certo padrão e similaridade em algumas soluções.
Esse é o motivo do Chat GPT ser tema para debates em inúmeras rodas tecnológicas ou inclusive para leigos no assunto pois tem um potencial imenso!
Com o Chat GPT você pode desenvolver conteúdos, resumir textos, se informar sobre algum tema, analisar variáveis, entre outras coisas.
O que é Chat GPT:
Basicamente é uma ferramenta virtual que nos fornece informação baseado na solicitação do usuário, ou seja, uma ferramenta de inteligência artificial (IA).
A capacidade de aprender e construir uma base de conhecimento decorre do seu desenvolvido através do Deep Learning (aprendizado profundo) através das interações que a ferramenta possui com o usuário diariamente.
Desta forma, não foca apenas em executar uma única tarefa como traduzir um texto, e sim buscar conhecimento em sua base (que está em constante evolução) para trazer respostas coesas que façam sentido a necessidade do usuário.
Ou seja, trata-se de uma ferramenta de compreensão linguística.
Por isso o nome GPT, “Generative Pre-Trained Transformer” que em português quer dizer “Transformador Pré-Treinado Generativo”.
História:
Criado em 2018 pela empresa norte-americana OpenAI, só ganhou mercado tecnológico em 2020, em sua 3° versão (GPT – 3), contendo 175 bilhões de parâmetros e uma base robusta de textos.
Entretanto, em 2022 com a atualização (GPT 3.5), que contém ainda mais textos em sua base e desenvolvendo suas respostas a partir do seu aprendizado via web (inclusive redes sociais e outras ferramentas de interação).
Assim, o chat tomou forma para que as respostas pudessem ter fluidez como um ser humano construiria e finalmente caiu nos gostos dos técnicos e leigos.
Como toda ferramenta disponibilizada para uso comum, ela tem o objetivo de auxiliar no dia-a-dia. Seja incrementando seu conhecimento, auxiliando em tarefas ou executando algumas atividades que estejam vinculadas a sua capacidade de desenvolvimento. Permitindo que nós (seres humanos) possamos focar em adquirir ainda mais conhecimento e poder atuar de forma estratégica.
Para demonstrar o funcionamento da ferramenta, podemos visualizar a imagem abaixo e identificar algumas etapas:
- Entrada: São as informações, em texto, que o usuário envia para a ferramenta, ou seja, instruções de como a ferramenta deve construir a resposta para o tema que ele deseja;
- Chat GPT: A ferramenta receberá as informações do usuário e tratará internamente, em sua rede neural desenvolvida em diversas camadas, para que possa devolver um conteúdo satisfatório;
- Saída: é o resultado das informações tratadas, seguindo as instruções fornecidas pelo usuário e desenvolvida pela ferramenta.
O que ainda pode vir?
Já há uma previsão de evolução para modelo GPT – 4 contendo ainda mais possibilidades de desenvolvimento baseando-se por volta de 100 trilhões de parâmetros.
No entanto, o Chat GPT ainda tem uma longa jornada para entregar conteúdo como se fosse executado por um ser humano.
Por fim, cabe a nós aproveitar tal recurso para potencializar nossa capacidade dando maior destaque ao “fator humano”. Afinal, é isso que nenhuma inteligência artificial pode copiar.