O combate à corrupção em Suprimentos

A área de Suprimentos é o principal elo de comunicação e relacionamento com os fornecedores das empresas, atuando não só na negociação de compras e contratos, mas também na homologação, cadastro, avaliação de performance, divergências em geral entre outros temas.

Para garantir que as regras, políticas e valores da empresa sejam preservados, os compradores necessitam desenvolver uma boa conduta ética em linha com os propósitos da organização.

Neste artigo vou trazer os principais aspectos que são determinantes para esta boa conduta, que devem fazer parte do Código de Conduta com fornecedores e outras políticas relacionadas ao tema.

Política de suprimentos

O primeiro ponto fundamental é criar um capítulo na política de suprimentos e desenvolver um código de conduta com fornecedores. Os principais temas abordados nestes documentos são referentes a suborno, propinas e cláusulas anticorrupção.

Entendo ser fundamental ter essas regras bem estabelecidas e funcionários cientes e treinados para atuar fortemente nestas questões e saber como se comportar quando se encontrar em uma dessas situações.

Relacionamento com fornecedores

Outro ponto importante é a forma que o time de compras conduz o relacionamento com fornecedores, parceiros e terceiros.

Sabemos que atualmente algumas práticas de pressão em fornecedores não cabem mais, tais como atrasar em reuniões, distratar e ameaçar os fornecedores e de forma geral deixar as pessoas desconfortáveis. Como em qualquer relação, a empatia e boa educação é fundamental para manter um ambiente saudável. Portanto saber dosar o respeito, bom humor e empatia com o profissionalismo contribui na busca pelos resultados esperados.

É necessário estabelecer regras precisas com relação a brindes e presentes para que não se caracterize como um suborno.

Algumas empresas optam por brinde zero, outras permitem brindes institucionais como agenda, caneta, chaveiro etc. Também tem empresas que orientam os seus times a receberem os brindes e realizam doações ou sorteios. O mais importante aqui é que a regra seja bem clara e de novo alinhada com os seus valores.

Conflitos de interesse

Por último é necessária uma atenção especial para conflitos de interesse com parceiros ou fornecedores. A transparência é um bom caminho para garantir o que chamamos de fair trade. Assim, concretizando os negócios de forma estruturada e sem prejuízos para ambas as partes.

Estamos em uma era que o ESG (Environmental, Social e Governance) não é mais uma tendência e sim uma prática. Pois as empresas consolidadas neste tema têm um diferencial competitivo. Isso demonstra a necessidade de cada vez mais ter transparência nos negócios e o relacionamento com fornecedores é um dos pilares para garantir essas boas práticas e causar impactos positivos na organização.

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