Auxiliamos a área de suprimentos a atingirem resultados diferenciados através de projetos de Reestruturação.
O objetivo central é aumentar significativamente a influencia da área nos resultados ou negócio da empresa.
As áreas de Suprimentos têm desempenhado um papel cada vez mais estratégico nas organizações. Esta evolução se intensificou nos últimos 5 anos, em que os profissionais migraram de uma função tática para uma entidade estratégica que gerencia os ativos dos acionistas e participa ativamente, com papel decisivo, na expansão de seus negócios. Para atender a tais expectativas, as organizações de compras devem transformar seus processos, práticas e estruturas legadas e alinhá-las com as necessidades atuais do mercado.
Como acontece em grandes processos de transformação estrutural dentro das organizações, o verdadeiro desafio está na implementação do novo modelo. A Level; por ter sido concebida e ter em seu quadro executivo profissionais que trabalharam em suprimentos em praticamente todas as funções até assumir cargos de liderança, passando posteriormente por consultorias de Supply Chain; faz questão de participar ativamente do processo de implementação, sendo seu grande diferencial em projetos desta natureza.
A Level adota uma abordagem holística para a transformação de compras, focando na construção de uma organização de alta performance no menor período de tempo. Novamente, a Level se diferencia das demais consultorias do mercado por apoiar ativamente seus clientes ao longo da jornada de transformação. Paralelamente ao processo de transformação; em que avaliamos três pilares principais: tecnologia, processos e pessoas; executamos o Spend Assessment para iniciar concomitantemente iniciativas de Strategic Sourcing, fazendo com que o projeto todo seja autofinanciado.
Capturando rapidamente os benefícios, os clientes são auxiliados nesse processo de desenvolvimento e adequação às melhores práticas de mercado, por meio de uma metodologia que aborda temas essenciais, como ferramentas de TI, capacitação de pessoas, otimização de processos e implantação de governança com foco em melhoria contínua.
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Outro entregável relevante nos projetos de transformação conduzidos pela Level é a transferência de conhecimentos aos participantes do processo, sejam metodológicos, comportamentais ou “funcionais”. O foco da Level nos processos de transformação em compras é deixar um legado que faça com que os stakeholders definitivamente considerem a nova estrutura como uma unidade de negócio com papel decisivo nos resultados da organização. Nos projetos de transformação em compras, a Level concentra seus trabalhos nos três pilares principais de uma organização de compras: estratégia, pessoas, processo e ferramentas tecnológicas. Estratégia
Pessoas
Processos e Tecnologia
Mapeamento da situação atual analisando processos, tecnologias e pessoas com assessment do planejamento estratégico e lideranças da organização.
Identificação das oportunidades de melhorias em cada pilar (processos, tecnologias e pessoas) e comparação com as melhores práticas de mercado.
A análise de Gap trará um mapa de oportunidade ou melhoria a ser incorporada aos processos ou tecnologias existentes, com o respectivo plano de priorização das mesmas.
Nos trabalhos de reestruturação avaliamos e recomendamos habilidades técnicas e comportamentais dos recursos por cargo e função exercida em Suprimentos.
Na reestruturação de suprimentos, recomendamos o novo modelo(pessoas, processos e tecnologia) com o planejamento da área para curto, médio e longo prazo.
Suporte como PMO do processo de transição do modelo operacional original para o novo desenho da área, exercendo protagonismo no engajamento dos envolvidos.
Duração do Contrato
- A área de compras para site services passou por um processo de auditoria interna e identificou potenciais riscos em sua base de contratos.
- A falta de visibilidade e governança levou a necessidade de uma avaliação criteriosa da área.
Aplicação de metodologia para mapeamento e identificação de riscos e oportunidades para 3 pilares:
- Contratos;
- Fornecedores;
- Spend Assessment.
– Mapeamento detalhado dos riscos e pontos de divergência com as diretrizes da área.
– Apontamento de ajustes e adequação para atendimento das auditorias.
– Recomendações para melhoria dos modelos de contratação e governança dos contratos.
Duração do Contrato
- Usina com dificuldades na gestão com necessidade de uma revisão dos seus processos com objetivo de redução de custos e aumento de eficiência operacional.
- Diagnóstico da área de compras e almoxarifado.
- Avaliação das peculiaridades do negócio e geográficas.
- Redesenho e dimensionamento da nova área de compras da companhia.
– Desenvolvimento de indicadores para acompanhamento da performance de compras.
– Elaboração e implantação de política de compras, contratos e código de conduta com os fornecedores.
– Plano de atuação para itens obsoletos do almoxarifado.
– Acompanhamento na condução de projetos de Sourcing.
Duração do Contrato
- Com a Implantação do SAP, novos processos e estrutura precisam ser definidos, tanto para a Área de Compras quanto Almoxarifado.
- Projeto executado na República Dominicana.
- Entendimento da Estratégia e da Cultura do Empresa (cultura mais ágil).
- Definição da nova equipe de Compras e Almoxarifado e dos novos processos aderentes à Implantação do SAP, com realização de benchmark global.
– Implementação e comunicação de políticas e processos de compras aderentes a implementação do SAP.
– Acompanhamento consultivo da implementação SAP na visão de compras apoiando as decisões de negócio.
Duração do Contrato
- A Danone estava passando por um desafio de aumentar a eficiência de seus processos em compras e redução da estrutura.
- Mais de 20 sistemas identificados no processo de compras com baixo nível de integração com o sistema ERP.
- Aplicação de metodologia de digital assessment para atuação em automação, integração, padronização e melhorias sistêmicas.
- Aplicação de questionário “Suppy Skills” para levantamento do perfil e habilidades do time de compras. Calibração com os gestores e comparação com Benchmark de mercado.
– Desenho do mapa sistêmico da área de compras e levantamento de gap´s e oportunidades.
– Realização de dinâmica de design thiking com liderança de compras e principais Stakeholders para priorização das iniciativas.
– Apoio na criação de business case para projetos validados levando consideração aspectos técnicos, prazo, escopo e financeiro (ROI).
– Recomendação de trilha de treinamentos para o time de compras visando uma atuação mais estratégica.
Duração do Contrato
- O time de compras de indiretos da Yara identificou uma necessidade de padronização e simplificação de suas políticas de compras.
- Haviam diversos documentos de procedimento, templates e diretrizes dificultando a leitura e entendimento das regras de compras.
- Falta de sinergia com política global.
- Diagnóstico voltado para os processos e políticas da área de compras de indiretos.
- Levantamento, estudo e apontamentos em todos documentos de políticas e regras da área.
- Elaboração e implantação de nova política de compras.
– Implantação de política de compra robusta e com sinergia com as diretrizes globais.
– Política de compra estruturada abordando todas as regras da área.
– Elaboração de infográficos para comunicação com as áreas stakeholders criando um ambiente mais direto e assertivo.
Duração do Contrato
- Banco Digital do conceituado banco bradesco não possuía uma Área de Compras própria. Todas as compras eram realizadas pelo Banco Bradesco
- Entendimento da Estratégia e da Cultura do Banco (cultura mais ágil).
- Realização de Benchmark em empresas com o mesmo perfil (jovem dinâmica, etc).
- Desenho dos novos processos e dimensionamento da equipe no Banco Next.
– Novos processos ágeis e funções definidas de acordo com a estratégia e cultura da companhia.
– Dimensionamento de recursos prevendo a situação atual e o crescimento futuro.
– ROAD MAP digital designado para implementações futuras.
Duração do Contrato
- A área de patrimônio do banco Bradesco estava com o desafio de melhoria da governança de seus fornecedores.
- Processo, pessoas e sistemas bem estruturados.
- Diagnóstico do processo de gestão de fornecedores com base na metodologia de SRM, avaliando todas as fases (Prospecção, seleção, homologação, cadastro, contratação, monitoramento, premiação e encerramento).
– Diagnóstico completo da área de gestão de fornecedores com a implantação de melhorias para todas as etapas do SRM:
Duração do Contrato
- Modelo de gestão dos contratos descentralizado e com protagonismo da área de controladoria.
- Ausência de sistema dedicado para a gestão dos contratos.
- Diagnóstico dos processos envolvendo a gestão de contratos com aplicação da metodologia de CLM.
- Mapeamento das funcionalidades sistêmicas.
- Recomendação de modelo de gestão de contratos e risco de fornecedores centralizado.
– Desenho de escopo para a implantação do sistema Projuris.
– Revisão da política de gestão de contratos com a inclusão de regras e centralização da atuação na área de compras.
– Recomendação de processo de homologação e documentação dos fornecedores simplificado e com segmentação por categorias.
Duração do Contrato
- Área de Compras descentralizada entre as 7 unidades espalhadas pelo Brasil.
- A maior parte das compras Spot.
- Muitas regularizações devido às compras realizadas pelos usuários.
- Clientes internos insatisfeitos com a Área.
- Análise dos processos atuais e comparação com as melhores práticas de mercado.
- Entrevistas com os clientes internos afim de entender as necessidades.
- Desenho da nova área centralizada, com nova política, SLA e desenho do perfil do comprador
– Processo estruturados com divisão de papéis e responsabilidades por cargo.
– Profissionais capacitados para execução das atividades fins.
– Clientes internos mais satisfeitos com os novos SLAs.
– Redução dos custos de aquisição com a elaboração de contratos de fornecimento.
Duração do Contrato
- Empresa crescendo e buscando inovação na Área de Compras.
- Processos atuais necessitavam passar por readequações, visando uma transformação digital.
- Análise dos processos atuais e comparação com as melhores práticas de mercado.
- Atuação nas áreas de suprimentos, comex e almoxarifado.
- Desenho da nova área, com possibilidades de integração de sistemas e implantação de RPAs.
– Novos processos e funções definidas de acordo com a estratégia da companhia.
– Dimensionamento correto de recursos afim de atender cada uma das áreas de Compras (Materiais, Serviços, Capex, Compras especiais).
– ROAD MAP digital designado para implementações futuras.
– Processos mais ágeis de acordo com as melhores práticas de mercado.
Duração do Contrato
- Grande Distribuidor de Medicamentos passando por uma grande reestruturação, buscando implementar as melhores práticas de compras.
- Entendimento das estratégias e necessidades da companhia.
- Identificação das melhores práticas de mercado.
- Redesenho e dimensionamento da nova área de compras da companhia.
- Auxílio na contratação de novos recursos.
– Novos processos desenhados e implementados de acordo com a necessidades do cliente.
– Novos profissionais contratados para a Área de Compras de acordo com o perfil definido durante o projeto.
– ROAD MAP tecnológico definido em ondas de implantação, conforme evolução da maturidade da Área.
Duração do Contrato
- Grande empresa do setor de Saneamento e Facilities não possuía uma área de compras estruturada, com processos claros e definidos.
- Políticas de compras antigas e baixa utilização de tecnologias nos processos.
- Entendimento do nível de maturidade da Área de Compras da Companhia.
- Redesenho dos processos com ondas de implementação, visando benefícios x custos.
- Equipe dimensionada e capacitada pela Level.
– Novos processos desenhados de acordo com as necessidade do cliente, considerando um ROAD MAP de evolução continua ao longo dos anos.
– Políticas de compras definidas, com novas alçadas de aprovação de acordo com o perfil das compras do cliente.
– Processo de Gestão de Fornecedores e Contratos desenhados de acordo com as melhores práticas de mercado (considerando a criticidade dos fornecedores para a companhia).
Duração do Contrato
- Área de Compras dividida por Linhas de Produtos.
- Muitos processos com a interferência Global, comprometendo prazos de execução.
- Sistemas não integrados, sendo necessária troca de e-mails;
- Análise dos processos atuais e comparação com as melhores práticas de mercado.
- Entrevistas com os clientes internos afim de entender as necessidades.
- Desenho da nova área, com possibilidades de integração de sistemas e implantação de RPAs
– Foram identificadas 13 frentes de trabalho, objetivando reduzir a carga operacional da Área de Compras, além da digitalização de todo processo.
– Implantação destas frentes e Change Management/PMO das mesmas.
Duração do Contrato
- Não existência de Área de Compras.
- A Área de Compras do Banco Carrefour usava a estrutura da unidade de Varejo para as compras em comum.
- Compras estratégicas eram realizadas pelas áreas usuárias.
- Identificação do volume de compras realizadas pelas áreas usuárias.
- Desenho de uma nova organização de Compras, com o perfil e a quantidade de profissionais.
- Criação de SLAs e recomendação de automatização dos processos;
– As compras foram centralizadas na nova área, gerando negociações de contratos e reduções consideráveis de custos.
– Política de compras, alçadas de aprovação e processos foram desenhados.
– Implantação de ferramentas de Gestão Level (e-procurement, gestão de contratos e fornecedores).
Duração do Contrato
- Basicamente 2 áreas de compras, sendo 1 na região Sul Fluminense e outra em SP.
- Processos diferentes e inadequados visando modelo futuro (solução de e-procurement).
- Ausência de SLAs junto aos clientes internos.
- Processos não automatizados e lentos.
- Mapeamento da situação atual e comparação com as melhores práticas de mercado.
- Desenho da nova área de suprimentos centralizada, atuando na elaboração e gestão de contratos.
– Nova área implementada juntamente com uma solução de e-procurement da Level.
– Redução das Compras Spot.
– Melhoria do nível de serviço junto aos clientes internos e redução dos custos de aquisição / contratação.
– Processos mais ágeis.
Duração do Contrato
- Área de compras pouco atuante, e muitas compras realizadas pelos usuários;.
- Ausência de SLAs.
- Profissionais não adequados atuando nas funções de Compras.
- Análise da situação atual e identificação dos GAPs comparados às melhores práticas do mercado.
- Desenho da nova organização centralizada, bem como as novas políticas, SLAs, estrutura ideal e perfil do novo profissional de compras.
– Nova área de compras centralizada e novos procedimentos desenhados.
– A Level ainda executa auditorias periódicas afim de verificar a aderência dos processos à recomendação Level.
– Redução dos custos por meio de novos contratos e utilização de catálogos de compras.
Duração do Contrato
- Quase 100 vagas abertas para contratações na Área de Compras (diversas diretorias).
- Profissionais sem o skill necessário para atuação na Área.
- Objetivo de contratar profissionais adequados para as funções corretas.
- Mapeamento das necessidades da Vale Globalmente.
- Entendimento da atuação de cada uma das diretorias de compras.
- Entrevistas com os gestores de compras (Brasil e China);
– Desenhadas as características técnicas e comportamentais para 20 cargos dentro da área de compras (5 níveis hierárquicos em 4 diretorias distintas).
– Definido o nível de proficiência em cada uma das características de acordo com a função a ser exercida na companhia.
Redesenho de Processos
Implementação de processos e tecnologia para aumento da eficiência operacional e financeira através de melhorias nas etapas de planejamento, compra (transacional e estratégica), negociação, gestão de fornecedores e contratos.
Gestão de Fornecedores
Implementação de processo de homologação de fornecedores por nível de risco para a empresa com apoio de sistema para coleta de dados, documentos e workflow de aprovação.
Organização de Equipes
Mapeamento e desenvolvimento de skills e competências para as diretorias de suprimentos de uma das maiores mineradoras do mundo, com amplitude global (Brasil e China).
Consultoria Procurement
Execução de projeto de Sourcing visando obtenção de economia com homogeneização e sinergia dos contratos das categorias de materiais na integração de 4 unidades de negócios de grande grupo empresarial no segmento de bens de consumo.
Gestão de Terceiros
Consultoria e implementação de modelo de governança do processo de terceirização com o mapeamento de riscos e eventuais passivos trabalhistas e previdenciários, assunção da operação de gestão dos terceiros.
Acreditamos muito na aplicação consistente da metodologia de Strategic Sourcing por ser uma abordagem rigorosa e colaborativa, com processos de decisão baseados em fatos advindos de análise e inteligência de mercado.
Para que sejam definidas metas efetivas de aumento de eficiência da área de Suprimentos, um profundo diagnóstico e planejamento deve ser realizado preliminarmente. Para tal, nossa metodologia de Spend Assessment é uma ferramenta com elevada eficácia.
Nosso Project Management Office (PMO) atua na estruturação de melhorias no planejamento e condução dos projetos. Assim, auxiliamos nossos clientes na condução de seus projetos com evidências, informações precisas e recomendações decisivas.
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