Nossa metodologia de Spend Assessment identifica os modelos mais adequados para cada categoria de fornecedores, auxiliando o setor de suprimentos a analisar gastos e planejar ações futuras.
Na visão tradicional, o profissional de compras tinha um perfil limitado, sem diferenciação e geralmente era oriundo de alguma outra área da empresa onde não apresentava desempenho satisfatório.
As atividades limitavam-se a garantir o abastecimento de produtos ou serviços em resposta às requisições de compras emitidas pelos solicitantes internos, e o relacionamento com o mercado fornecedor caracterizava-se por relações de amizade. Nas últimas décadas, a função de compras passou por uma verdadeira revolução e atualmente é possível visualizar até posições de CPO (Chief Procurement Officer) ou vice-presidente de compras nas grandes organizações, atingindo, portanto, um patamar de importância estratégica e sendo reconhecidamente capaz de auxiliar as empresas a atingir resultados de longo prazo. Para que sejam atingidas as expectativas criadas sobre esta “nova” função, é fundamental para um gestor de compras planejar suas ações para não limitar-se exclusivamente às atividades operacionais e à gestão de incidentes da área.
Dessa forma, a aplicação da metodologia de Spend Assessment ou Spend Analysis auxilia os gestores de suprimentos a planejarem suas ações de curto, médio e longo prazo para que estejam alinhadas com a estratégia definida pela organização.
Leia Mais +O Spend Assessment ou Spend Analysis nada mais é do que o planejamento estratégico da área de suprimentos. Essa ferramenta de planejamento traz uma visão clara sobre as oportunidades de cada categoria de compra por meio da Matriz Estratégica de Suprimentos da Level Group, que identifica os modelos de relacionamento mais adequados com o mercado fornecedor para cada categoria; e do Gráfico de Priorização de Projetos, que considera o benefício potencial e a facilidade de implementação. A Metodologia da Level, experimentada em diversas empresas dos mais variados segmentos, é composta por 4 passos e, assim como qualquer ferramenta de planejamento, procura responder algumas questões como:
A metodologia de Spend Assessment ou Spend Analysis (ou, como mencionado acima, planejamento estratégico de suprimentos) desenvolvida pela Level responde às referidas questões por meio de atividades desenvolvidas nos quatro passos abaixo:
Disponibilização de template, mapeamento dos dados e categorização das despesas para o levantamento.
Entrevista com os gestores dos contratos e compradores para mapeamento do histórico das contratações.
Compatibilização das categorias identificadas com a Base de conhecimento da Level, histórico de negociações anteriores.
Com as visões internas e externas (mercadológica) das categorias é possível montar um mapa de oportunidades.
Elaboração do planejamento apoiado na matriz estratégica de compras e gráfico de priorização de oportunidades de economia.
Workshop para desenvolvimento de dinâmica para entrega dos materiais elaborados para o planejamento estratégico de suprimentos.
e-Procurement
Implementação de processos e tecnologia para aumento da eficiência operacional e financeira através de melhorias nas etapas de planejamento, compra (transacional e estratégica), negociação, gestão de fornecedores e contratos.
Gestão de Fornecedores
Implementação de processo de homologação de fornecedores por nível de risco para a empresa com apoio de sistema para coleta de dados, documentos e workflow de aprovação.
Organização de Equipes
Mapeamento e desenvolvimento de skills e competências para as diretorias de suprimentos de uma das maiores mineradoras do mundo, com amplitude global (Brasil e China).
Consultoria Procurement
Execução de projeto de Sourcing visando obtenção de economia com homogeneização e sinergia dos contratos das categorias de materiais na integração de 4 unidades de negócios de grande grupo empresarial no segmento de bens de consumo.
Gestão de Terceiros
Consultoria e implementação de modelo de governança do processo de terceirização com o mapeamento de riscos e eventuais passivos trabalhistas e previdenciários, assunção da operação de gestão dos terceiros.
Acreditamos muito na aplicação consistente da metodologia de Strategic Sourcing por ser uma abordagem rigorosa e colaborativa, com processos de decisão baseados em fatos advindos de análise e inteligência de mercado.
Nosso Project Management Office (PMO) atua na estruturação de melhorias no planejamento e condução dos projetos. Assim, auxiliamos nossos clientes na condução de seus projetos com evidências, informações precisas e recomendações decisivas.
Para otimizar o desempenho das empresas, é essencial analisar o mercado em que estão inseridas. Promovemos avaliações completas do mercado fornecedor, tecnologias, legislações e riscos envolvidos.
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