O que é a Depreciação Acelerada Incentivada?

A depreciação acelerada incentivada é um método contábil usado para calcular o valor do desgaste normal de bens tangíveis usados ​​em um comércio ou negócio.

As empresas podem depreciar seus ativos tangíveis ao longo de sua vida útil de acordo com as regras estabelecidas pelo IRPJ. Dessa forma, depreciando esses ativos, a empresa pode obter a economia de impostos necessária.

O incentivo consiste na redução ou diferimento do pagamento do IRPJ, PIS, COFINS ou CSLL, isolada ou conjuntamente.

Vantagens da depreciação acelerada incentivada

As empresas podem reduzir suas obrigações fiscais e seus rendimentos tributáveis, o que, por sua vez, lhes permitirá ter acesso a um maior fluxo de caixa. Assim, quando um estudo de segregação de custos é realizado, a maior parte do benefício da depreciação fiscal acelerada virá tanto no primeiro ano quanto nos primeiros anos depois disso. Este é o maior benefício da depreciação acelerada.

Pensando nisso, a Level realiza o processo de Laudos para Depreciação Acelerada Incentivada

Um trabalho com o objetivo de trazer segurança para a companhia poder usufruir do incentivo fiscal denominado DAI – Depreciação Acelerada Incentivada (IRPJ).

O procedimento utiliza critérios para geração de laudos que garantam a demonstração dos turnos que há utilização de máquinas.

Veja o processo de análise separado em etapas: 

1ª AVALIAÇÃO DAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

A Level realiza uma análise dos turnos de utilização das máquinas e equipamentos que receberão os laudos.

Após, verificarmos as informações passíveis de captação, para embasamento dos laudos.

2ª CUSTOMIZAÇÃO DA PLATAFORMA

Nessa etapa, a Level customiza e integra a Plataforma tecnológica aos sistemas que, por fim, tem o objetivo de embasar os laudos de utilização das máquinas e equipamentos.

3ª GERAÇÃO DOS LAUDOS

Mensalmente a Plataforma reúne todas as informações e gera os laudos do tempo de utilização de cada máquina e equipamento.

Mais detalhes do passo a passo: 

  • Análise dos turnos de utilização das máquinas e equipamentos produtivos da indústria;
  • Avaliação de informações passíveis de captação mensal, via PCP, que compõem os laudos, para gerar o compliance necessário. Assim, possibilitando à companhia utilizar o benefício fiscal com tranquilidade;
  • Customização da Plataforma e integração aos sistemas de Planejamento e Controle de Produção da companhia;
  • Através da integração, a Plataforma obterá as informações necessárias para a geração de laudos demonstrando os turnos de utilização das máquinas;
  • Enfim, os laudos são emitidos mensalmente, e ficam armazenados na plataforma digital, totalmente aditável, para suportar fiscalizações, quando necessário;

Dessa forma, caso tenha alguma dúvida sobre depreciação acelerada, entre em contato.