riscos na contratação pj

Riscos em contratações de PJs, saiba mais!

Entre os principal risco em contratações de PJ’s temos a desconsideração desse contrato para reconhecer a relação de emprego entre contratante e contratado.

Essa modalidade cresceu bastante nas empresas, por isso, é importante se atentar e mitigar os riscos envolvidos. Apesar das suas vantagens e a flexibilidade na redução de despesas, se ficar diante a desconsideração deste contrato, trazendo incidências integral sobre a verba trará a possibilidade de responder a processos civis e criminais pela possível fraude.

Em outras palavras, a decretação de nulidade de muitos contratos de prestação de serviço, por meio de pessoas jurídicas, pode levar o contratante à falência.

Análise de Riscos em Contratações de PJs

A Análise de risco em contratações de PJs é um trabalho destinado à mitigação de riscos tributários e trabalhistas, em relação aos contratos firmados com outras empresas prestadoras de serviços.

Dessa forma, são analisados mensalmente todos os documentos da empresa prestadora de serviços, para evitar responsabilidade solidária da companhia.

Riscos

Acredite, caso sua empresa não efetue a análise de risco ela corre grandes riscos. Lembrando que é essencial fazê-la de forma preventiva e correta para desclassificar os riscos proeminentes na contratação. 

Assim, a Level criou um processo de Análise de Riscos em Contratações de PJs, conheça as etapas :

  • 1ª AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES

A Level faz um estudo de cada um dos fornecedores de serviços da companhia, assim, avaliamos o enquadramento de cada uma das pessoas jurídicas, o local da sede, da prestação dos serviços, etc.

  • 2ª CRIAÇÃO DA MATRIZ DE RISCO

Após coletarmos todas as informações, nós fazemos uma matriz de risco e levantamos os documentos que solicitaremos mensalmente para cada fornecedor.

  • 3ª ANÁLISES

Mensalmente, a Level avalia os documentos disponibilizados e logo depois entregamos para a companhia um relatório com os potenciais riscos de cada um dos fornecedores.

Detalhes do passo a passo: 

  • Levantamento com os dados de todos os fornecedores de serviços da companhia;
  • Criação de um mapa de análises para cada fornecedor, com os riscos em potencial para a companhia;
  • Posteriormente, a Level solicita a cada um dos fornecedores uma lista de documentos que devem ser disponibilizados todos os meses.
  • Nós fazemos as análises a partir dos documentos disponibilizados por cada um dos fornecedores, assim mensurando os riscos encontrados nos procedimentos.
  • Mensalmente, a Level entrega um relatório com os potenciais riscos e orienta a companhia sobre quais procedimentos devem ser adotados para mitigá-los.

Para saber mais ou tirar dúvidas sobre a Análise de Riscos em Contratações de Pessoas Jurídicas, acesse nosso site.