“Strategic Sourcing” para Categorias de T.I. é um assunto de grande importância que requer atenção especial. Além da complexidade inerente e da necessidade de detalhamento, a implementação de um projeto é sempre um processo disruptivo. Isso porque implica na substituição do status quo pela transformação, interrompendo fluxos estabelecidos (talvez há anos) de fornecedores, produtos ou serviços específicos. Por isso, uma consultoria em Strategic Sourcing pode ser uma grande ajuda.
Vamos imaginar a seguinte situação (analogia comumente usada no campo da tecnologia): você está lidando com uma infestação de ratos em seu galpão e tem apenas dois gatos gordos, velhos, bem alimentados, que não têm mais o instinto (e paladar) felino para caçar ratos. O resultado é que os ratos provavelmente farão a festa e, de repente, você se encontrará na situação do Inspetor Sanitário do filme “Ratatouille” da Disney Pixar: amarrado e amordaçado por uma dezena de ratos, sendo levado à força para ser trancado no frigorífico do restaurante.
Devido às crescentes demandas de desempenho na área de T.I., os “gatos gordos” do passado já não conseguem entregar o desempenho necessário. Portanto, é necessário desafiá-los, seja substituindo-os por “gatos mais jovens” (novas tecnologias similares) ou promovendo uma revolução completa no processo de caçar ratos. Como, por exemplo, a adoção de novos processos e tecnologias, a “desratização”.
Todas essas considerações iniciais são cruciais para destacar alguns pontos importantes na implementação de projetos de “Strategic Sourcing” em T.I.:
1. Desenvolvimento de um plano mestre:
É fundamental que os profissionais de tecnologia e os profissionais de suprimentos envolvidos nas categorias de T.I. tenham em mente a necessidade de elaborar um plano mestre desafiador para o status quo de sua plataforma tecnológica e serviços de T.I. Esse plano não deve ser executado de uma vez só, mas sim em fases, priorizando as necessidades e garantindo continuidade e propósito nesse processo. As mudanças são construídas com compromissos diários de entendimento e análise, não com reações urgentes ou adoção precipitada de soluções tecnológicas não estabelecidas. Assim, a elaboração desse plano mestre é um exercício de autoconhecimento que servirá como um guia, um “Sherpa”, fornecendo um conhecimento prévio do caminho que será percorrido.
2. Objetivos além da redução de custos:
O “Strategic Sourcing” para categorias de T.I. não se resume apenas à redução de custos. Os “gatos mais jovens” podem ter um valor relativamente alto no mercado, porém, isso não significa que a adoção de novos recursos/tecnologias seja inviável. É importante ter uma definição detalhada do escopo, focando nas necessidades a serem solucionadas/endereçadas, e o modelo de análise das soluções e propostas técnicas dos participantes deve considerar não apenas o atendimento ao escopo solicitado, mas também a construção de um “Business Case” quando necessário. Durante a análise das propostas apresentadas, também devemos considerar a melhoria da produtividade e o aumento mensurável do desempenho de equipes específicas ou processos. É importante lembrar que qualquer mudança de solução/fornecedor na área de T.I. tem que ter fundamentos, uma vez que os serviços e infraestruturas de T.I. são elementos essenciais para a operação de qualquer empresa.
3. Busque apoio especializado em processos de “Strategic Sourcing” para categorias de T.I. :
Você não precisa enfrentar esse desafio sozinho. Existem empresas e profissionais especializados que podem auxiliá-lo na implementação desses processos. Esses processos, especialmente relacionados à tecnologia, costumam demandar muito tempo dos profissionais de T.I. e de seus colegas na área de suprimentos, tornando-os demorados. Por isso, a consultoria em Strategic Sourcing, além de oferecer suporte, possui referências atualizadas do mercado. Além disso, consegue avaliar os “gatos mais jovens” oferecidos (ou necessários) com base em sua experiência e em sua base de dados de preços e valores, considerando aspectos como musculatura, pelagem, presas, agilidade e precisão. O benchmarking é importante e serve como base para otimizar os processos de negociação.
Logicamente, podemos discutir muito mais sobre esse tema. Por isso, o objetivo deste artigo foi apenas introduzir o assunto e estimular uma discussão saudável sobre a necessidade de gestores de T.I. e compradores especializados na área de T.I. planejarem de forma contínua a implementação de processos de “Strategic Sourcing” para as categorias de T.I.
Continuem nos acompanhando! Abordaremos experiências, cases, metodologias e as melhores práticas para a execução de um processo de “Strategic Sourcing” para T.I.
Artigo escrito por: Fábio Furlan
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