Do latim, mobilidade é “tudo o que pode ser movido, deslocado”. Mas, tudo se move.
A Terra gira. Mais de 25 mil vezes é o número que corresponde ao quanto respiramos
por dia, ou seja, até quando estamos parados estamos também em movimento.
A mobilidade corporativa transita essencialmente pela cultura organizacional das empresas. Neste viés é inevitável falar sobre mudança de mindset dos gestores mais conservadores e tradicionais.
A exemplo de uma empresa moderna da capital paulista em que o gestor considera aceitável a flexibilização para outras empresas, mas não para a dele, considerando que o melhor mesmo é entrar às 08h e sair às 18h, se faz necessária a reflexão do porquê é tão difícil essa mudança de cultura e mindset dos gestores no Brasil.
Passa ainda por questões socioculturais, considerando as mudanças comportamentais da nova geração que, a cada dia chega ao mercado de trabalho. Com isso vem junto a necessidade de se pensar uma reestruturação de locomoção urbana.
A mobilidade urbana está também diretamente ligada a tecnologia e soluções de integração de setores; para assim, potencializar a produtividade de processos, com foco em melhorar os resultados.
Essas são palavras que, de certa forma, estão realmente relacionadas ao conceito de mobilidade corporativa. O futuro das empresas está condicionado à mudança de mindset dos empresários para uma adequação ao novo modelo de gestão.
A flexibilidade quanto aos fatores externos que trazem indicadores de que, trabalhar no modelo da economia compartilhada é saudável financeiramente para os negócios, permeiam um novo
modelo de gestão.
A perspectiva de futuro das empresas, que hoje é estimada em no máximo 10 anos, para ser atingida, passa pela economia compartilhada.
Antigamente as empresas tinham por objetivo passar a gestão por gerações, de pai para filho; hoje esse formato é raro.
Diante da velocidade da tecnologia, fatores externos afetam com rapidez e de maneira incisiva a existência das empresas no mercado que, torna-se cada vez mais competitivo e flutuante.
Para saber mais baixe nosso ebook sobre Mobilidade Corporativa, aqui.