No meu artigo anterior trouxe algumas metodologias de administração e negócios que podem ser aplicadas na área de compras:
- Princípio de Pareto
- Análise SWOT
- Matriz de Stakeholders
- OKR´s
Continuando no tema “Aplicação de Metodologias em Compras”, destacarei mais dessas metodologias que foram desenvolvidas para os processos de suprimentos e alguns modelos de Metodologias Ágeis que vêm sendo utilizadas na área.
Strategic Sourcing
Conceito:
- Metodologia desenvolvida para maior aprofundamento nas negociações estratégicas de Compras.
- Tem como objetivo detalhar a categoria e definir as melhores estratégias e cenários para as contratações e aquisições.
- Essa Metodologia tem início com a definição do escopo e baseline, passando por uma avaliação detalhada do mercado fornecedor, definição do modelo de contratação, cotação no mercado, equalização, estratégias de negociação e fechamento dos contratos.
Aplicação:
- Aplicar esta metodologia para as Compras recorrentes da Empresa, de materiais ou serviços, pois visa negociações de médio e longo prazo.
- Dessa forma a aplicação permite a inclusão de outros métodos importantes como o TCO, cost breakdown, RFI, matriz técnica, leilão eletrônico, dentre outros.
Matriz Kraljic
Conceito:
- Metodologia desenvolvida para a segmentação das categorias e fornecedores da cadeia de Suprimentos. 2 eixos compõem a matriz:
- Complexidade do mercado: Avalia as dificuldades de fornecimento, condições de monopólio, dependência dos fornecedores e disponibilidade dos itens e serviços.
- Importância da categoria ou fornecedor perante a operação da Empresa: Avalia o nível de importância da categoria para a cadeia de valor do cliente, considerando os riscos de abastecimento e dependência dos serviços para o bom funcionamento da empresa.
Aplicação:
- A Matriz Kraljic permite uma visão estratégica dos gastos das empresas, e tem como principal objetivo a divisão das categorias por quadrante, assim visando a gestão das categorias, estratégias de negociação e relacionamento com os fornecedores, personalizado com base nas características identificadas nos dois eixos.
- Outra aplicação utilizada normalmente é a priorização dos projetos de Sourcing e automatização das compras via catálogos.
Lean
Conceito:
- Esta metodologia foi desenvolvida pelo setor automobilístico com o objetivo de evitar desperdícios com a eliminação de atividades, assim, melhorando a performance e produtividade das equipes.
Aplicação:
- Pensando na perspectiva das áreas de Compras, não podemos deixar de avaliar o principal indicador que é o Saving, pois a otimização dos processos de forma consciente pode levar a redução de custos.
- Por isso, ter essa visão é fundamental para o comprador nas compras mais estratégicas buscando a otimização das compras tanto de materiais quanto de serviços.
Kanban
Conceito:
- Metodologia desenvolvida com o objetivo central do controle de atividades.
- O método é cria um quadro físico ou virtual para o acompanhamento do status das tarefas.
Aplicação:
- A área de Compras faz parte de um eco sistema que é a cadeia de abastecimento e essa métrica permite o acompanhamento das compras alinhadas com as áreas de Almoxarifado, Produção e os Fornecedores. Assim, temos uma visão holística do processo, garantindo que as compras ocorram na forma e no momento correto.
Por fim, como apresentei nos dois artigos deste tema, os times de Compras têm acesso a diversas metodologias e ferramentas para aplicação no seu dia a dia, seja em atividades operacionais, táticas e estratégicas, permitindo maior assertividade e melhores resultados.
Artigo escrito por: Guilherme Viveiros, Gerente de Projetos na Level.