Nos últimos 20 anos, com o crescimento das operações industriais, houve uma necessidade de reavaliar o conceito de cadeia de valor, desenvolvido, em 1985, por Michael Porter.
A essência se mantém. Ou seja, a cadeia de valor continua representando o conjunto de atividades que uma organização desempenha durante todo o ciclo de produção; do atendimento e contato com fornecedores a distribuição final. Mas, algumas coisas nesse caminho mudaram com o tempo e a tecnologia.
A cadeia de valor, em seu conjunto de atividades, aplicadas ao processo produtivo, tem o poder de potencializar a satisfação do cliente tornando sua experiência única e encantadora. Por isso, e quando se alcança isso, é possível cobrar mais que seu concorrente porque você entrega mais que ele. O valor é intangível! E é a cadeia de valor que faz essa diferença.
Seja no setor alimentício, de mineração, saneamento, bebidas ou outros, gerenciar a cadeia de suprimentos e operações passa impreterivelmente pela otimização dos processos para aumentar a eficiência operacional. Dito isso e elucidado sobre o conceito de cadeia de valor, vamos aos desafios.
Cadeia de Valor – Principais Desafios
Para que as tomadas de decisão sejam assertivas, rápidas e com custo reduzido, na era da tecnologia e da transformação digital, parece tolo falar sobre software de automação de dados; mas, se seu negócio ainda não atua com essa ferramenta esse é seu primeiro desafio: implantar um software que otimize e automatize toda sua Cadeia de Valor.
Outros pontos que os sistemas integrados contribuem, em especial para o gestor de compras são:
- Identificação de gargalos
- Otimização da gestão de riscos
- Integração da cadeia operacional
- Criação de ambiente colaborativo
- Melhor experiência do cliente com acesso direto a informações
- Administração de processos e fatores externos que impactam de modo crítico o negócio
Esses são só alguns dos pontos em que o sistema integrado digital pode ajudar no ciclo de vida das operações aumentando o poder e abrangência do gerenciamento de maneira conectada e flexível.
Oportunidades
Além do que foi dito até aqui, a cadeia de valor, otimizada, cria novas oportunidades e promove transparência. Esse modelo agrega ainda mais valor ao negócio e torna à tomada de decisão mais “limpa”.
A logística reversa é outro ponto que está mudando a visão sobre o processo da cadeia de valor. Cada vez mais presente e atuante no processo produtivo, a empresa ou organização que ainda não está atenta a influência e legislação da logística reversa na cadeia de valor, está com um obstáculo a ser superado em caráter de urgência.
Além da questão legal, a logística reversa é capaz de reduzir o uso de água em até 30%, dependendo da atividade; e ainda, pode aumentar a produtividade na casa dos 20%.
A cadeia de valor é uma via de mão dupla. Gera lucro. Reduz custo. Diminui impacto ambiental. Aumenta produtividade. Promove a imagem da marca, empresa ou organização. Ajuda a gestão e negociação com fornecedores, entre outros.
É um ciclo. Impulsionado pela transformação digital e pelas soluções integradas de planejamento, operações, engenharia, monitoramento e gestão, apresenta resultados palpáveis em todo o ciclo da cadeia de valor.
A transformação digital exige um sistema integrado que conecte toda a cadeia operacional de uma ponta a outra!
Orquestrar as operações e gerencias a eficiência dos processos fica muito mais fácil com um sistema automatizado. Encare o desafio da transformação digital. Se precisar de ajuda saiba que certamente pode contar conosco!