Você sabia que existem políticas de reparo externo nas grandes companhias que fornecem muitas vantagens e podem ser aplicadas em todos os segmentos? Pois é, elas podem ser direcionadas para redução de custos, aumento da eficiência, melhoria na qualidade, redução de riscos e compliance.
Essas políticas são um conjunto de diretrizes estabelecidas pelas grandes companhias que definem como ela irá lidar com reparo em equipamentos ou produtos que não possam ser consertados internamente. Geralmente a política estabelece os critérios para selecionar fornecedores externos, os procedimentos para envio dos equipamentos, os prazos de entrega, compliance e os custos envolvidos.
A política é vantajosa para as empresas, pois permite que elas tenham acesso a especialistas em reparos de equipamentos e peças, além de permitir que empresa mantenha seu foco nas atividades principais, sem se distrair com reparos complexos. A política de reparo externo, pode ajudar a empresa a reduzir custo de manutenção, pois ela pode aproveitar a experiência dos fornecedores externos para identificar problemas e realizar manutenções preventivas.
Para garantir a qualidade nos serviços prestados e que os prazos de entrega sejam cumpridos, foi criado o Follow Up de serviços, modalidade que cada vez mais vem ganhando destaque nas indústrias de grande porte.
O FUP de serviços traz diversos benefícios para as empresas, tais como:
- Redução de custos: Pode reduzir os custos de reparo e evitar a necessidade de substituição de equipamentos.
- Aumento da eficiência: O acompanhamento regular do fornecedor pode ajudar a melhorar a eficiência do processo de reparo e manutenção. Assim, reduzindo o tempo de inatividade dos equipamentos e aumentando a produtividade.
- Garantir a qualidade: Fazendo o FUP constante do serviço prestado pelo fornecedor, irá garantir que o serviço seja de alta qualidade e atenda às expectativas da empresa.
- Redução de riscos: O FUP pode ajudar a garantir que os reparos sejam realizados de maneira segura e assertiva, reduzindo os riscos danos aos equipamentos.
- Compliance: Ao implementa-lo, a empresa pode garantir a transparência em relação aos serviços prestados, bem como a qualidade dos serviços a serem executados.
Portanto, o FUP de serviços pode trazer vários benefícios, como:
- redução de custo;
- identificação de problemas;
- maior oportunidade de melhorias;
- ajuda as empresas a identificarem e evitar atividades fraudulentas.
Artigo escrito por: Breno Paiva, Assistente de Compras na Level