inteligência artificial

Dicas de como otimizar a área de compras com inteligência artificial

Cresce a passos largos os investimentos em tecnologias de inteligência artificial, em especial por parte das indústrias

Otimizar processos e melhorar a gestão de negócios com foco em tecnologias disruptivas estão cada vez mais presentes nos processos de compra.

O uso da inteligência artificial (IA) como suporte na área, contribui significativamente nas avaliações de supply chain. Em outras palavras, mensurar a satisfação do cliente fazendo um contraponto com o controle de qualidade, desde a matéria prima até o produto final e sua relação com a lucratividade, está se tornando um processo mais assertivo com o uso da tecnologia de IA.

A tendência de investimento em inteligência artificial segue em ascensão. A expectativa, em especial dos profissionais de TI para os próximos 5 anos, segundo pesquisa da Cisco, é que para garantir a proteção dos dados, a UX e otimizar a produtividade, o caminho é a IA.

A inteligência artificial tem sido vista, por especialistas, como fator determinante de otimização de processos e entregas inteligentes. O uso da IA é estratégico para cadeia de suprimentos. Em especial no que diz respeito a gestão de inventários e manutenção preventiva, para indústria e setor de logística.

Como otimizar a área de compras com inteligência artificial

A inteligência artificial vem para complementar e facilitar o trabalho dos profissionais. Em muitas áreas a máquina substitui a pessoa no sentido operacional. Assim, é necessário ter alguém para operar esta máquina. Em outras palavras, é preciso ter um profissional para “ensinar o trabalho para ela”.

A otimização dos dados, seja no setor de procurement ou em qualquer outro, só é possível após o trabalho de um profissional; que irá colocar os dados no sistema. A partir daí a IA inicia, por exemplo, um processo de otimização, administração e controle do software.

Esses dados servirão como indicadores para tomadas de decisão estratégica, direcionada e assertiva. Seja para melhorar o controle de fornecedores, a gestão de estoque, almoxarifado, cadastro de serviço contábil ou jurídico, a IA pode ser aplicada, sem restrição de negócio.

Dicas Práticas

Grandes corporações estão conectadas com a necessidade de se criar redes corporativas de maneira segura e automatizada. Líderes de equipe, CEOs, Engenheiros e profissionais de Tecnologia da Informação sugerem alguns pontos prioritários.

  • Integre os silos operacionais
  • Se mantenham atualizados quanto as novas tecnologias
  • Invista na qualificação de quem vai operar os sistemas – esta é uma grande barreira que os departamentos de TI enfrentam
  • Teste o uso da Inteligência Artificial antes de aplicar nos negócios ou junto aos clientes (dependendo do seu negócio)
  • Busque ferramentas de tecnologia artificial que se utilizem de recursos e métodos para prever cenários de crise – isso certamente irá contribuir no gerenciamento de momentos turbulentos
  • Priorize o investimento em IA segmentando por área no seu negócio, afinal é uma realidade que em 2 anos tende a ser o divisor de águas de quem permanece competitivo no mercado
  • Conheça seu mercado e use a tecnologia adequada – seja de suprimento, inteligência de envio, entrega e armazenagem ou manutenção

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