Marketplace

Marketplace para Empresas – Uma Tendência do setor de Compras

Marketplace para Empresas – A prática do atacado como solução de economia doméstica ganha espaço nas corporações. Entenda o maketplace no B2B.

Primeiramente é importante estabelecer a diferença entre marketplace e e-commerce. Ambos são plataformas de vendas online, porém o e-commerce é exclusivo; ou seja, só vende coisas de uma marca. Já o marketplace é o espaço virtual onde várias marcas vendem, no mesmo lugar, os mais variados produtos da sua carteira. Em outras palavras, o marketplace é um grande shopping online, ou uma grande loja de atacado, dentro do ecossistema digital.

Os Marketplaces estão em alta em todos os portes e segmentos. Na internet e fora dela. No mercado digital rompe fronteiras, ampliam as vendas e se tornam grandes vitrines para as marcas.

Este conceito não é novo, mas começou a ser mais difundido a partir de 2012. O mais comum é o marketplace B2C, mas o B2B segue em ascensão no mercado.

Marketplace B2C – Pessoa física compra de pessoa física ou jurídica que tenha uma conta ou perfil em um marketplace.

O maior marketplace do Brasil, é o Mercado Livre. Presente em mais de 18 países, tem característica mais forte B2C, mas não limita seu mercado a este perfil.

Marketplace B2B – segue a mesma lógica do B2C, porém com perfil de transações comerciais de pessoa jurídica para pessoa jurídica.

Em outras palavras, empresas passam a ter acesso a ofertas e informações sobre produtos e serviços de outras empresas com a possibilidade de comparar detalhes dos produtos e estabelecer uma conexão direta, porém virtual, sobre as condições de pagamento e melhor preço para só então efetivar o negócio e fazer a compra.

Atualmente, os compradores, antes de efetivar a compra, fazem pesquisas de preço, concorrência e credibilidade de marcas, bens e serviços nos marketplaces. Por meio de ferramentas de avaliação, tornam a experiência do cliente pública quanto a entrega, produto e serviço, facilitando a troca de informação no ecossistema digital.

O comércio de equipamento eletrônico tem sido dominado pela Amazon Business, sendo considerada referência por compradores B2B.

Vantagens e Diferenciais de um Marketplace B2B

Resumindo, o maior diferencial é que o marketplace B2B funciona basicamente como um intermediário online entre fornecedor e comprador.

  • Otimiza tempo e recursos.
  • Promove negócios com mais agilidade e inteligência.
  • Possibilita maior variedade e inovação frente as necessidades de compra das empresas.
  • Permite a pesquisa em tempo real sobre os diferenciais dos concorrentes potencializando os argumentos em uma negociação

Com o uso da Inteligência Artificial, um bom marketplace, voltado para o mercado B2B, para se destacar deve investir e usar todos os recursos de última geração e tecnologia de ponta. Por exemplo:

  • BI
  • Machine Learning
  • Cloud Computing

O marketplace B2B forma uma rede relevante de negócios no ecossistema digital, com foco corporativo, o que dá volume e proporciona crescimento entre todos os envolvidos.

Para isso ser efetivo é preciso, além da tecnologia e do investimento, transparência e autenticidade.

Para os fornecedores, estar em um markeplace é sinônimo de expor, de maneira ampla e direcionada, seus produtos e serviços.

Dicas

  • Gerencie as oportunidades.
  • Mantenha o cadastro atualizado.
  • Conheça as ferramentas de performance e análise de dados.

Para os compradores certamente é a maneira mais disruptiva, até o momento, de acessar informações e negociar uma compra via mobile.

Dicas

  • Prefira marketplaces que organizam a busca por categorias.
  • Teste a usabilidade da plataforma antes da primeira compra grande.
  • Procure saber há quanto tempo a empresa atua no mercado digital.
  • Procure saber se você pode ter acesso a indicadores transacionais (com dados relevantes).
  • Verifique antes se a empresa que você pretende fazer a compra atende sua demanda e região.
  • Escolha uma com considerável volume de acessos e clientes, isso é um indicador de credibilidade.

Por fim, porém não menos importante. Talvez seja o item de maior relevância: lembre-se de checar se existe suporte técnico especializado e, qual o acesso direto a ele.

Gostou? Deixe um comentário sobre quais conteúdos você quer ver aqui!