Marketplace para Empresas – A prática do atacado como solução de economia doméstica ganha espaço nas corporações. Entenda o maketplace no B2B.
Primeiramente é importante estabelecer a diferença entre marketplace e e-commerce. Ambos são plataformas de vendas online, porém o e-commerce é exclusivo; ou seja, só vende coisas de uma marca. Já o marketplace é o espaço virtual onde várias marcas vendem, no mesmo lugar, os mais variados produtos da sua carteira. Em outras palavras, o marketplace é um grande shopping online, ou uma grande loja de atacado, dentro do ecossistema digital.
Os Marketplaces estão em alta em todos os portes e segmentos. Na internet e fora dela. No mercado digital rompe fronteiras, ampliam as vendas e se tornam grandes vitrines para as marcas.
Este conceito não é novo, mas começou a ser mais difundido a partir de 2012. O mais comum é o marketplace B2C, mas o B2B segue em ascensão no mercado.
Marketplace B2C – Pessoa física compra de pessoa física ou jurídica que tenha uma conta ou perfil em um marketplace.
O maior marketplace do Brasil, é o Mercado Livre. Presente em mais de 18 países, tem característica mais forte B2C, mas não limita seu mercado a este perfil.
Marketplace B2B – segue a mesma lógica do B2C, porém com perfil de transações comerciais de pessoa jurídica para pessoa jurídica.
Em outras palavras, empresas passam a ter acesso a ofertas e informações sobre produtos e serviços de outras empresas com a possibilidade de comparar detalhes dos produtos e estabelecer uma conexão direta, porém virtual, sobre as condições de pagamento e melhor preço para só então efetivar o negócio e fazer a compra.
Atualmente, os compradores, antes de efetivar a compra, fazem pesquisas de preço, concorrência e credibilidade de marcas, bens e serviços nos marketplaces. Por meio de ferramentas de avaliação, tornam a experiência do cliente pública quanto a entrega, produto e serviço, facilitando a troca de informação no ecossistema digital.
O comércio de equipamento eletrônico tem sido dominado pela Amazon Business, sendo considerada referência por compradores B2B.
Vantagens e Diferenciais de um Marketplace B2B
Resumindo, o maior diferencial é que o marketplace B2B funciona basicamente como um intermediário online entre fornecedor e comprador.
- Otimiza tempo e recursos.
- Promove negócios com mais agilidade e inteligência.
- Possibilita maior variedade e inovação frente as necessidades de compra das empresas.
- Permite a pesquisa em tempo real sobre os diferenciais dos concorrentes potencializando os argumentos em uma negociação
Com o uso da Inteligência Artificial, um bom marketplace, voltado para o mercado B2B, para se destacar deve investir e usar todos os recursos de última geração e tecnologia de ponta. Por exemplo:
- BI
- Machine Learning
- Cloud Computing
O marketplace B2B forma uma rede relevante de negócios no ecossistema digital, com foco corporativo, o que dá volume e proporciona crescimento entre todos os envolvidos.
Para isso ser efetivo é preciso, além da tecnologia e do investimento, transparência e autenticidade.
Para os fornecedores, estar em um markeplace é sinônimo de expor, de maneira ampla e direcionada, seus produtos e serviços.
Dicas
- Gerencie as oportunidades.
- Mantenha o cadastro atualizado.
- Conheça as ferramentas de performance e análise de dados.
Para os compradores certamente é a maneira mais disruptiva, até o momento, de acessar informações e negociar uma compra via mobile.
Dicas
- Prefira marketplaces que organizam a busca por categorias.
- Teste a usabilidade da plataforma antes da primeira compra grande.
- Procure saber há quanto tempo a empresa atua no mercado digital.
- Procure saber se você pode ter acesso a indicadores transacionais (com dados relevantes).
- Verifique antes se a empresa que você pretende fazer a compra atende sua demanda e região.
- Escolha uma com considerável volume de acessos e clientes, isso é um indicador de credibilidade.
Por fim, porém não menos importante. Talvez seja o item de maior relevância: lembre-se de checar se existe suporte técnico especializado e, qual o acesso direto a ele.
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