Por que é importante diagnosticar as iniciativas de ESG nas empresas?

Por que é importante diagnosticar as iniciativas de ESG nas empresas?

Para quem ainda desconhece a terminologia, a sigla “ESG” signfica Environment, Social & Governance, que remete às boas práticas que uma empresa deve adotar no que se refere à governança ambiental, social e corporativa. 

O fato é que não há uma certificação independente que autentique uma empresa, de uma forma geral, no que se refere a evidências documentais e procedimentais relacionadas às boas práticas de ESG. Ser ESG é um compromisso com boas práticas de governança ambiental, social e corporativa. E, aquele que diz estar comprometido, mas age de forma diferente, pratica o que se chama de “Greenwashing”. Esse termo significa que a empresa mostra uma falsa aparência de sustentabilidade, induzindo o mercado a erro, propagando informações falsas sobre responsabilidade. Ou seja, a empresa apenas finge ter compromissos sustentáveis, para angariar reputação, clientes e investimentos. Mas, na verdade, é tudo uma grande fraude…

Caso Elon Musk:

O CEO da Tesla e do Twitter, Elon Musk, declarou que o ESG seria o “diabo encarnado”. Essa declaração se deu a dificuldade de se contabilizar e metrificar as iniciativas de ESG, já que não há uma certificação objetiva e técnica. Embora engajado em projetos inovadores e tecnológicos, Musk vem fazendo severas críticas ao modelo ESG, evidenciando seu  desencanto e descontentamento a respeito da metrificação e contabilização destas boas práticas. O ataque de Musk ao ESG ganhou um tom mais alto quando a Tesla foi excluída do índice ESG da Standard & Poor’s (S&P 500), que é uma agência global de rating, isto é, de classificação de empresas, ativos, e do perfil de risco de crédito de países. A agência de rating justificou a saída da Tesla por possíveis falhas nas práticas de ESG. Uma vez que a Tesla foi excluída do índice ESG da Standard & Poor’s, ficou mais difícil para a empresa conseguir investidores e créditos mais baratos no mercado. 

Ou seja, ser ESG hoje significa $.

Logo, o que devo fazer para metrificar e contabilizar as iniciativas de ESG, para me legitimar a receber este capital?

Existem várias metodologias, tanto nacionais quanto internacionais, que envolvem reportar ações corporativas de sustentabilidade. Uma delas é a GRI (Global Reporting Initiative), que foi o primeiro framework criado e é o mais utilizado no mundo. Inicialmente, seus objetivos eram fornecer às empresas indicadores de práticas ambientais responsáveis.

Posteriormente, as métricas foram expandidas para incluir direitos humanos, governança e bem-estar social. De acordo com o GRI, há as seguintes etapas para elaborar um relatório de sustentabilidade:

Clique aqui e veja quais são estas etapas no artigo na íntegra

Veja outros artigos em nosso blog