Veja o que a matriz SWOT deve representar para sua empresa. A sigla que significa muito mais que uma linguagem estratégica de comunicação e marketing
Análise SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. A sigla é uma linguagem antiga, da década de 60, que representa uma metodologia desenvolvida por Albert Humphrey. Bem conhecida dos estrategistas de comunicação e marketing e principalmente de gestores, é usada como estratégia para desenvolver um plano de negócios com foco em resultado após minuciosa análise.
Em um mercado cada vez mais competitivo, para alavancar seus negócios e conquistar diferenciais reais é preciso saber elaborar um planejamento estratégico consistente. Isso passa necessariamente pela matriz de análise de SWOT.
Além de uma equipe capacitada, infraestrutura adequada e bons orçamentos, é preciso aproveitar ao máximo as potencialidades da empresa.
A matriz SWOT é um recurso amplamente utilizado como instrumento de diagnóstico, análise de riscos e otimização de resultados. É ainda capaz de detectar deficiências e explorar vantagens competitivas do negócio, sendo fundamental para definir o posicionamento estratégico da empresa.
A sigla SWOT
Strengths – refere-se às forças da empresa. As vantagens internas e externas que podem ser exploradas em relação aos concorrentes.
Weaknesses – Fraquezas e desvantagens internas e externas.
Opportunities – Oportunidades que a empresa pode aproveitar para potencializar alguma ação. Aspectos externos positivos e vantajosos do ponto de vista competitivo para a empresa.
Threats – Ameaças internas ou externas que podem afetar a empresa. Aspectos negativos que pode colocar em risco a vantagem competitiva conquistada.
Para visualizar melhor e comparar os dados com mais clareza a matriz pode ser feita em forma de tabela ou gráfico
A matriz SWOT deve ser desenvolvida e interpretada de forma a unir os principais componentes que atuam como elementos de análise externa e interna. Uma vez que integra as reais necessidades apresentadas na gestão estratégica o diagnóstico deve fundamentar o planejamento de médio a longo prazo da empresa.
A matriz também pode ser utilizada de maneira contínua ou apenas para determinadas ações e processos na empresa.
Esta ferramenta auxilia os gestores em diversos aspectos, mas principalmente na tomada de decisões. O SWOT consegue maximizar as oportunidades do ambiente através dos pontos fortes da empresa. Além disso identifica as ameaças e pontos fracos que a mesma possui através de uma leitura crítica e minuciosa sobre as tendências e projeções futuras do ramo no qual a organização está inserida.
Percebe-se, portanto, que a matriz SWOT trata-se de uma ferramenta para uma ampla análise do ambiente corporativo. Capaz de determinar quais fatores exercem maior impacto, podem levar a empresa ao sucesso ou fracasso e antecipar tendências e soluções.
Devido a sua simplicidade, a matriz pode ser usada em empresas de qualquer porte, não sendo exclusividade das grandes multinacionais. Afinal, um bom planejamento e reconhecimento do ambiente em que se encontra é algo que só traz benefícios para as empresas que querem assumir uma posição mais competitiva e vantajosa em seu nicho de atuação.
Mas não é só em situações empresariais que você pode utilizar a matriz SWOT. Pode ser usada também no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Dessa forma é possível ter uma visão mais clara das ações necessárias para o seu crescimento.