A gestão de BPO de compras é uma solução estratégica interna da organização porque identifica necessidades significativas, especialmente em tempos de crise
Tempo de Leitura – 6 minutos
Em tradução livre, BPO – Business Process Outsourcing, significa terceirização de processos de negócios. O que o BPO representa na prática dentro do desempenho e performance, especialmente o BPO de Compras, continue a leitura.
Com a crise sanitária pela qual o mundo passou é fundamental monitorar a volatilidade que impacta a cadeia de abastecimento. Isso porque fatores externos como a pandemia, inevitável citar, interferem na política e na economia. Logo, nos negócios.
Portanto, realizar constantes análises de fatores da política internacional e acompanhar o mercado de importação e exportação, é básico para um gestor de BPO de Compras. Afinal, a oscilação do mercado impacta de ponta a ponta o desenvolvimento de toda a cadeia.
O BPO é basicamente a gestão das atividades dos terceiros, delegando funções burocráticas e/ou secundárias, para que a pessoa interna cuide de fatores mais estratégicos. Por outro lado, o BPO de Compras é uma gestão específica do departamento de compras com foco em resultado, negociação, processos, entre outros.
Mitigar riscos, administrar custos, equilibrar receitas. Três pontos essenciais que o BPO contribui há tempos nos mais variados setores, quebrando a retórica que condena a terceirização de processos.
No contexto específico de BPO de Compras, a Level Group realiza suporte na negociação e seleção de fornecedores, apoio no levantamento de informações técnicas, assessoria na definição de escopo, consultoria, mapeamento, cotações e equalização das proposições técnicas e comerciais, entre outros.
BPO de Compras – Uma solução estratégica de serviço gerenciável
A gestão de terceiros e o BPO de compras são serviços gerenciáveis. Vão desde aporte tecnológico ao mapeamento de indicadores, monitoramento de processos, validações legais e outras frentes administrativas que envolvem as especificidades de cada serviço. Além da mitigação de riscos, na Level Group você conta com uma equipe consultiva especializada em Supply Chain. Realizar a gestão de BPO de Compras promove maior eficiência e até mesmo receita.
A gestão de BPO remodela, quando necessário, a estrutura de procedimentos internos, após uma investigação aprofundada dos processos e dados. Em alguns casos é indicado até mesmo mexer em questões de infraestrutura. A solução passa pela adoção de tecnologias e, certamente, pela terceirização de funções internas específicas.
Esse modelo de negócio tem ganhado cada vez mais espaço, especialmente no setor de Supply Chain por potencializar a competitividade das empresas, desenvolvendo maior capacidade de atender demandas com agilidade e segurança.
A gestão de BPO em compras se divide em 2 categorias: Business Process Outsourcing de back office e front office. Entretanto, há outras categorias que se beneficiam do serviço de gestão de BPO. Por exemplo, quando o prestador de serviços ou fornecedor está em outro país. Ou ainda, em caso de empresas ou contratações “nearshore”. Hpa também, a categoria em que a companhia está localizada geograficamente no mesmo país, ainda que em cidade ou estado distante.
Na Level Group a gestão de BPO de compras corrobora com:
- Serviços gerenciados e BPO – recurso alocado em cliente
- Flexibilização de acordo com necessidades do mercado
- Redução de problemas com passivos trabalhistas
- Aumento da qualidade do serviço oferecido e da entrega de resultados em menos tempo
- Digitalização sem investimento na área de compras ou de negócio
- Entrega consultiva e operacional
Apesar de um BPO ser considerado, a grosso modo, um tipo de terceirização, são serviços diferentes. A gestão de BPO garante performance e qualidade, tanto em produtos quanto em prestação de serviço. A terceirização faz parte do serviço que o BPO gerencia.
Adotar uma gestão de BPO é observar o processo todo, para não deixar passar detalhes importantes, como por exemplo:
- Validações internas
- Gestão de contratos e documentação do processo de concorrência
- Follow up de entrega
- Gestão de todo o processo de outsourcing de compra com indicadores de desempenho e ROI da operação
A consequência de uma boa gestão de BPO de Compras é a redução de SLA – Service Level Agreement, em tradução livre, Acordo de Nível de Serviço. Em outras palavras, eleva o nível de competitividade e reduz o impacto negativo no faturamento.
Se você está precisando de um diagnóstico que identifique tendências aplicáveis eficientes ou buscar realizar um balanço das despesas e receitas, com análise de caminhos para mitigar riscos por meio de soluções tecnológicas, seja bem vindo a Level Group.