A terceirização tem vários benefícios que devem ser avaliados, conforme a contratação. O tomador do serviço tem a chance de delegar demandas secundárias e com isso diminui a carga do time interno. E, não tem “desfalques” nos períodos de férias dos funcionários. Por outro lado, existem riscos que envolvem a empresa contratada (e seus funcionários) para serem mitigados através da Gestão de Terceiros.
De modo geral, esse tipo de gestão se divide em etapas. Desde a qualificação dos fornecedores a análise de desempenho e entregas. Além disso, há o fato da atividade estar adequada à legislação e aos valores da empresa.
A seguir vamos falar mais um pouco sobre esse conceito, sua importância, porque fazer, algumas etapas importantes do processo e outros pontos relevantes que você precisa saber sobre gestão de terceiros.
Primeiro é preciso entender o que é gestão de terceiros. A gestão de terceiros caminha lado a lado com a gestão de fornecedores. Na gestão de terceiros dentro do supply chain um dos focos é garantir compliance e eficiência na prestação dos serviços. Nesse sentido, o conceito de “prestação de serviços” tem um leque de atividades diversas.
A prestação de serviço terceirizado não tem vínculo empregatício com a empresa tomadora do serviço e sim com a prestadora. Entretanto, a relação de trabalho terceirizada possui regras como, por exemplo, não haver contratação para “atividades-fim”. Contudo, com a alteração na legislação, que ocorreu em 2017, passou a ser permitido. Sendo assim, uma das premissas da gestão de terceiros é estar sempre atualizado quanto a questões legais.
Uma das questões mais relevantes para o empresário, é a redução de custo. A relação entre “pessoas jurídicas” reduz o investimento em treinamento, por exemplo, além de diminuir encargos com a folha de pagamento.
Outro ponto de destaque é a alocação de colaboradores. De modo geral a terceirização é direcionada para atividades de menor relevância dentro do segmento da empresa tomadora do serviço. Nesse sentido, o foco para o core do business se torna maior e mais estratégico. Dessa forma, a empresa garante produtividade e direciona os esforços de investimento para necessidades mais específicas.
Porém é uma relação que não isenta a empresa de certos riscos. Por isso, fazer uma boa gestão é tão importante. Dentre os riscos, mitigados pela gestão estão: vazamento de dados, risco operacional, de compliance, imagem e reputação e até mesmo financeiro.
Garantir segurança de dados sigilosos e sensíveis é básico para qualquer gestão de risco. Dito isso, é altamente relevante considerar o quanto a reputação da empresa depende dessa relação entre tomador e prestador de serviço. Bem como a lucratividade, especialmente em se tratando de falhas que comprometam a produtividade.
Por fim, vale destacar a importância de se estar alinhada às boas práticas de Compliance com ações e medidas dentro dos regulamentos e normas obrigatórias.
Anteriormente resumimos o que é a gestão de terceiros e sua importância. Então, vamos para a lista das principais etapas. Mas antes, uma observação de ordem prática. O foco da lista a seguir, ou seja, da atividade de gestão de terceiros, se baseia em identificar fornecedores que atuem de acordo com a lei trabalhista vigente e esteja totalmente em conformidade com as obrigações legais da área de atuação da prestadora. Essa é uma premissa básica para evitar riscos à contratante.
Agora sim vamos para a lista das 5 principais etapas de uma gestão de terceiros eficiente.
Para começar é preciso fazer o levantamento de demandas. Nessa etapa a gestão de terceiros faz uma espécie de “inventário”. Ou seja, analisa e identifica sua operação, para listar quais atividades podem ser terceirizadas de modo a gerar mais benefícios do que riscos.
De modo geral as atividades mais comuns de concentram em:
Identificadas as necessidade e possibilidades de terceirização, passamos a etapa de homologação dos prestadores de serviços. Para ser assertivo no atendimento da demanda, quando se trata da gestão de terceiros, conduzir um processo de homologação é o mais indicado. De maneira completa é feita uma pré-análise dos fornecedores.
Desde compliance até a checagem de documentos é uma prática que garante a melhor relação custo-benefício, além de seguridade e eficiência. Em outras palavras, verificar se o fornecedor tem capacidade de entrega, de cumprimento do contrato, além dos pontos legais, irá mitigar riscos e garantir vantagens futuras.
Mapeados os fornecedores, é chegada a hora de encaixar a alocação da mão de obra terceirizada na operação da empresa. Ou seja, os funcionários da prestadora do serviço precisam ser treinados dentro das regras internas da contratante. Esse treinamento deve constar em contrato e estar integrado ao organograma de atividades..
Além disso, é preciso estabelecer os critérios de identificação e acesso. Assim, os dados internos da tomadora do serviço serão protegidos.
A 4ª etapa da gestão de terceiros segue a mesma lógica de uma das fases da gestão de fornecedores. Ou seja, é a hora da avaliação periódica de desempenho. Assim como, na gestão de fornecedores é feita a avaliação de indicadores de desempenho, o mesmo vale para a performance dos colaboradores terceirizados. Nesse caso é indicado acompanhamento mensal. Nesse sentido, a prática contribui para validar se as expectativas previstas na contratação estão sendo atingidas ou não.
Por fim, deve sempre ser feita uma auditoria de campo. Ou seja, fazer o acompanhamento dos prestadores de serviço para garantir que se mantém em compliance com as normas do setor. Conduta fiscal inadequada, falta de treinamento obrigatório, descontrole de jornada de trabalho, entre outras, são falhas e incongruências que geralmente são identificadas com auditorias periódicas.
A auditoria de campo é uma das medidas de acompanhamento do fornecedor, que identifica potenciais riscos. Essa auditoria deve ser periódica para evitar surpresas quanto a processos trabalhistas e outras obrigações legais que podem respingar, por exemplo, na reputação da tomadora do serviço.
Para mitigar riscos e focar no seu core, realizar uma gestão de terceiros eficiente é de suma importância. Entre em contato com a Level Group e fale com nosso time de especialistas.