Há muito tempo se fala em terceirização para reduzir custo. A terceirização financeira é uma prática antiga na Gestão dos Negócios
O conceito de terceirização consiste basicamente em uma empresa prestando serviço para outra, para diminuir custos relacionados a impostos e vínculos empregatícios.
De modo geral as empresas são especializadas. Por exemplo, ao invés de contratar uma pessoa para cuidar dos serviços gerais, contrata-se uma empresa que cuida especificamente desse nicho. Ou seja, com know-how sobre produtos, equipamentos, etc, para todo tipo situação deste segmento.
É comum as empresas terceirizadas se tornarem parceiras e com o tempo estabelecerem trocas de benefícios e vantagens, que contribuem para o crescimento de ambas.
No caso da terceirização financeira não é diferente. Afinal, se terceirizar é o mesmo que contratar uma empresa especialista em determinado tipo de negócio, a terceirização financeira nada mais é que uma empresa especializada em administração e gestão, financeira.
Em outras palavras, você contrata uma empresa que irá atuar com foco nas questões burocráticas, finanças, gestão e processos legais para que você possa focar os investimentos na atividade principal do seu negócio.
Aspectos Principais da Terceirização Financeira
Empresas de grande porte, corporações com movimentação financeira alta e multinacionais costumam ter departamentos internos integrados para fazer a gestão do negócio. Ou, se optarem pela terceirização financeira, o farão com alguma outra grande empresa e que tenha tradição no mercado.
Sendo assim, a terceirização financeira se apresenta como solução principalmente para pequenas e médias empresas ou ainda para empreendedores.
A terceirização neste caso reduz significativamente o custo fixo da empresa. Muitas vezes o piso salarial de um profissional focado nas questões administrativa fica além do que a empresa tem condições; nesses casos a terceirização pode, em uma negociação, promover melhor custo-benefício por, por exemplo ser um contrato B2B, sem encargos trabalhistas.
Em um panorama geral empresas especializadas em gestão financeira devem ter profissionais capacitados para atender toda e qualquer demanda dentro do escopo dos processos financeiros/administrativos de uma empresa. Por isso devem ter a disposição da contratante:
- Softwares de IA
- Profissionais especializados nas áreas jurídica, contábil, tributos e outros
Pacote básico de uma Terceirização Financeira
Conhecida também pela sigla BPO – Business Process Outsourcing, a terceirização financeira faz parte de um modelo de Processo de Negócio.
- Fluxo de Caixa
- Contas a Pagar
- Contas a Receber
- Imposto de Renda
- Emissão e Controle de Notas Fiscais
- Relatório e Análise de Faturamento
- Balanço de Receita-Despesa e Previsões
Neste modelo são delegadas responsabilidades e estabelecidos procedimentos de modo que a parte administrativa da empresa se mantenha atualizada, com melhor relação custo-benefício.
Conheça nossos serviços, certamente temos algo que poderá te ajudar.