redução de custos

Centralizar para ganhar escala e eficiência

O Brasil vive um momento onde os maiores desafios para as empresas são otimizar processos e a redução de custos. Uma das formas mais eficientes de se fazer isto é através da implementação de Centros de Serviços Compartilhados.

Empresas como Hewlett-Packard e General Eletric começaram a utilizar estratégias de shared services ainda na década de 1980. Os Centros de Serviços compartilhados surgiram como uma resposta às necessidades das companhias de realizar uma melhor gestão de suas atividades. Por assim dizer, eles são filhos do movimento de downsizing, que produziu uma revolução na gestão e no planejamento estratégico de operações empresariais em todo o mundo.

O conceito de Centros de Serviços Compartilhados, segundo Bergson, diz respeito a uma “estratégia na qual diversas funções de negócios existentes são concentradas dentro de uma nova e semiautônoma unidade de negócio, que tem uma estrutura gerencial designada para promover eficiência, geração de valor, redução de custos e melhoria nos serviços para clientes internos da empresa”.

Neste sentido, pesquisa realizada pela Level em 2013 revelou que, no Brasil, 73% das empresas buscam Centros de Serviços Compartilhados em função da necessidade de redução de custos e, 85% delas, motivadas pelas exigências de melhorar processos. Com vistas a atender esta demanda, a Level desenvolveu e implementou desde 2012 um Centro de Serviços Compartilhados em Compras, o qual tem como objetivo promover a gestão destes processos com nível de excelência. Para tal, aporta inteligência na condução dos processos, o que produz benefícios como ganhos de escalabilidade, através de negociações mais eficientes e padronização de informações estratégicas, tais como catálogos de produtos, serviços e fornecedores. Como se sabe, os Centros de Serviços Compartilhados em Compras são uma tendência mundial. A Level constatou em seus estudos de mercado que processos de logística e suprimentos estão entre os mais aderentes a esta estratégia empresarial. Para se ter uma ideia, do total de empresas que migram negócios para o modelo shared services, 47% o fizeram na busca de melhorar suas áreas de compras.

Objetivamente, em primeiro lugar, o que a Level faz é produzir resultados nas aquisições de bens e serviços através da administração eficiente da base de fornecedores, da padronização e manutenção do catálogo de materiais, da automação de compras de materiais indiretos através de contratos de fornecimento, além da gestão das entregas, com follow up´s contínuos e da utilização das melhores práticas nas negociações.

Em segundo lugar, todas as nossas operações são realizadas no modelo SAS (software as service), em plataforma cloud (nuvem), através de um Portal de Compras Eletrônicas que utiliza a solução de e-Procurement da Level. Complementarmente, dispomos ainda dos sistemas de gestão de contratos, gestão de fornecedores, gestão de terceiros e gestão de cadastro de materiais, todos integrados no mesmo ambiente de negócios, com vistas a promover sinergia entre os processos.

O terceiro e último componente do Centro de Serviços Compartilhados da Level são os nossos especialistas, profissionais com larga experiência em negociações e compras, os quais são segmentados por categorias de materiais e serviços. Este tipo de gestão mais detalhada, permite a alavancagem de oportunidades de mercado, além de melhorar a eficiência no follow up das operações.

Estamos a sua disposição para realizar uma visita em sua companhia e fazer um diagnóstico do nível de aderência de seu negócio ao shared services em supply chain. A Level trabalha com dois modelos operacionais na venda deste serviço: o primeiro, implantando e operando a central de compras, e o segundo, implementando e dando suporte, ficando a operação a encargo da empresa contratante.

Agende uma visita e saiba as melhores soluções em Serviços Compartilhados para sua empresa.